sábado, 24 de janeiro de 2009

Eneida


Eneida é um poema épico latino escrito por Virgílio no século I A.C.. O imperador Cesar Otaviano Augusto encomendou a Virgílio a composição de um poema épico que cantasse a glória e o poder de Roma. Muitos dos episódios na Eneida, que narra um tempo mítico, têm uma correspondência sincrônica com a atualidade de Augusto.
Eneida conta a saga de Enéias, um troiano que é salvo dos gregos em Tróia, viaja errante pela região que atualmente é a Itália. Enéias chega a Cartago com seus troianos depois de um naufrágio. A rainha Dido recebe-os muito bem e acaba se apaixonando por Enéias, que se mostra feliz ao poder parar com suas aventurosas peregrinações. Mas quando Júpiter vê que Enéias parece ter esquecido da Itália e do Império que estava destinado a fundar, manda o mensageiro Mercúrio lembrá-lo de sua missão e ordenar que parta imediatamente. Dida, na tentativa frustrada de impedi-lo, se apunhala e se joga numa pira.
A Eneida simboliza o poder imperial de Roma, sob o comando de César Otaviano Augusto. Dido simboliza Cleópatra, rainha do Egito, que se tinha aliado a um general romano, Marco António, para resistirem a Roma. Dido simboliza assim a mulher misteriosa e sedutora do oriente, que resiste ao poder romano mas que por ele é submetido.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Que 2009 tenha muitas borboletas amarelas!


Tudo começa com aquele conhecida musiquinha... "Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer... muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender..." Na sequencia começam os fogos, luzes, abraços, amigos, beijos, família, sorrisos, lágrimas...
Velhas promessas, novas esperanças... lembranças de momentos felizes, lembranças daqueles que amamos e que, por alguma razão, não estão conosco neste momento de plena alegria... Mas o conforto é saber que apesar da distancia de alguns, um sentimento bom envolve a todos, onde quer que estejam.
Acho que o motivo da comemoração é o fato das pessoas tomarem para si o sentimento de renovação, na esperança de que o ano seguinte será melhor do que o anterior.
E porque borboletas amarelas?

Desde pequena, elas simbolizam para mim tudo de bom que pode acontecer, ou também podem significar a confirmação de um pensamento bom, que vagava instantes antes dela aparecer.
Então, desejo que o ANO DE 2009 seja repleto de RENOVAÇÕES e CONQUISTAS e muitas borboletas amarelas para todos!