domingo, 25 de abril de 2010

Texto: O Jantar (momento de inspiração)


Vou fechar os olhos e imaginar um jantar... vejo uma praia, o mar, ou algum lugar próximo a ele.

Noite quente de verão. Já é noite mas a lua está cheia e tão linda que a claridade entra pela janela. Uma decoração simples, confortável e acolhedora os rodeia. Ela foi tomar um banho enquanto ele resolveu acender umas velas para melhor aproveitar a iluminação natural daquela noite. Abre um vinho, o serve em duas taças e vai ao encontro dela. Ainda com os cabelos molhados e o corpo fresco, onde um vestido leve passeia, ela olha-se no espelho. Seus olhos brilham..... Ela bebe o vinho. olha para ele e um sorriso brota em sua face. Ambos descalços caminham até a cozinha. Sentem uma harmonia que até as estrelas parecem invejá-los, tentando invadir a sala. Uma música suave, que conheciam há muito tempo, começa a penetrar em suas almas. Ela repara que ele cuidadosamente já havia posto a mesa, achou graça e charme na forma com que os guardanapos estavam arrumados, meio desajustados. Ela chega bem perto dele e o abraça forte, seus corpos ficam por alguns minutos colados um no outro. Um perfume de tempero forte invadiu o ambiente. Ambos fecharam os olhos para melhor percebe-lo.....ele já havia iniciado sua magia...

texto já publicado

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Você tem sede de que?

Você tem sede de que? Você tem fome de que?

Amor, sexo, trabalho, atenção, família, carinho, filhos, dinheiro, paixão, doação, dedicação, promoção, Deus?



terça-feira, 20 de abril de 2010

Particulière

Quem como eu fica de olho nas tendências de esmalte da Chanel já pode anotar: a coleção de primavera 2010 da grife está lançando o Particulière. São três novas cores de esmalte: rosa-chiclete, rosa-claro e marrom-acizentado – Particulière. Este último já é considerado o novo Jade e a primeira a usar foi Lilly Allen.

A Colorama lançou uma cor bem similar, o Gelo, da nova linha Única Camada. A grande diferença é realmente o preço, custa R$ 4,07 e o da Chanel R$180,00.





domingo, 18 de abril de 2010

Confiar

"Uma vez assisti um filme da série Indiana Jones e me lembro de uma cena até hoje. Em “Indiana Jones e a Última Cruzada”, nosso herói se depara com um abismo que ele precisava atravessar. Porém, nada de cipós, nada de pontes… nem aquelas de corda que costumam aparecer nas histórias dele. Mas e aí, o que fazer? Ele estava seguindo algumas pistas e uma delas dizia algo sobre fé, sobre “ver o invisível”. Mr. Jones, então fecha seus olhos, ergue o pé na direção do abismo e… confia. Quando seus olhos abrem, ele está um passo adiante em direção ao abismo, porém não caiu. A câmera então dá um giro de uns 90 graus e revela o que era impossível ver pelo ângulo do aventureiro: que ele estava iniciando uma caminhada sobre uma ponte que cruzava todo o abismo e o levaria ao outro lado com segurança, desde que ele confiasse que ela estava ali.
Na vida, cedo ou tarde, você se depara com situações que se parecem com um abismo desses. Sem caminho de volta. Sem pontes seguras. Sem ninguém pra ajudar. É nesse momento que você entende que não há mais nada a fazer a não ser… CONFIAR.
Olhar pra frente e não ter medo, sabendo que existe um Deus no céu que olha para você e cuida de você ainda que você não tenha, até aquele momento, nem se importado com Ele. Nem com Sua existência, muito menos com Seu amor.
Tantos erros, tantas decisões precipitadas. Tanto tempo vivendo uma vida por si mesmo, sem se importar com a opinião, ou mesmo com a existência de Deus. Mas existe um momento em que Ele nos deixa sem saída, encurralados, sem nada para nos apoiar ou confortar. Ele nos deixa diante de um abismo.
Nossos amigos, por melhores que sejam, são incapazes de nos ajudar. Nossa família, muitas vezes, nem mesmo nos compreende. Todo o dinheiro do mundo se torna lixo diante de um abismo. Tudo ao redor aponta pra um confronto. Um encontro do homem com Seu Criador e Sustentador.
Sem máscaras. Sem lugar para se esconder. Sem disfarces. Sem enganos.
Tudo ao redor aponta para uma decisão, uma escolha… para responder uma pergunta proferida por Aquele que te criou e te conhece mais do que você mesmo: daqui por diante, você vai caminhar comigo ou sem Mim? Ao meu lado ou contra Mim?

Acredite, por maior que tenham sido seus erros, Deus está pronto pra mudar sua vida.
Acredite, por mais longe que você tenha ido do que Deus preparou pra você, dos sonhos que Ele colocou no seu coração, por causa de decepções e frustrações das quais, Ele sabe, a vida está cheia, Ele está sempre pronto pra te levar de volta ao caminho. Como dizem os americanos: “De volta ao jogo!”.
Acredite, o seu passado, pra Ele, não tem importância. São fatos que têm seu valor, porque você colherá o que plantou, e tem que aprender com seus erros. Eles fazem parte da sua história e contribuíram para construir o que você é hoje. Mas não precisará ficar preso a eles pro resto da vida, se real e sinceramente se arrependeu e mudou de atitude.
Acredite, o seu presente pode ser diferente. Você pode confiar no Seu amor e se alegrar na Sua presença. Nada pode te atingir, se você tem um coração sincero e não pratica o mal. Ainda que venham problemas, tempestades, você está sempre firme e envolto numa Paz tão grande que não se pode compreender. As pessoas te perguntarão: Tá tudo dando errado, cara! Como você consegue estar tão tranquilo? E, com um sorriso no rosto, você simplesmente não vai saber responder…
E seu futuro? Bom, aquele que se aproxima de Deus com confiança, com fé, gera em Seus lábios um sorriso. Isso se chama “agradar a Deus”. E qual pai não daria qualquer coisa a um filho que o agrada? Quando se tem prazer em se aproximar de Deus, em troca, Ele concede os maiores desejos. Além disso, quando se começa a andar com Deus, inicia-se uma nova semeadura. E a colheita será absoluta e infinitamente melhor!
Como eu preciso entender que Ele é tudo pra mim!
Como eu preciso entender que Seu amor e sua paz são tudo o que me basta!
Como eu preciso entender (e como isso é grande!!!) que Sua graça é maior do que a própria vida!
Crer.
Confiar.
Todo dia, toda hora, a cada minuto.
Nada pode se comparar a Ele. Nada pode se comparar ao Seu amor e cuidado. Nada pode chegar aos Seus pés.
Eu preciso. Você precisa. Todos precisamos confiar.
Cegamente.
Como nosso amigo Indy.”"




Rodrigo, meu nome é Eneida e eu também acredito!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Haja sapo!

Sempre achei graça da expressão ‘engolir sapo’. De fato pensar em engolir um sapo verde e pegajoso é nojento! Então porque temos que engolir os sapos da vida? Até que ponto temos que o fazer para seguir em frente? Será que há alguém neste mundo que não os engole?

Geralmente engolimos sapos para ter uma boa convivência com pessoas que se acham donas da verdade, e que de uma forma ou de outra, são necessárias para nossa sobrevivência. Podemos dar um exemplo clássico das secretárias do lar. É tão difícil de encontrá-las que quando achamos uma que nos agrada em 70%, as tratamos como Deusas.

São sapos para todos os lados e para todos os gostos... sapos no condomínio, em casa, no trabalho, no trânsito, no casamento e até no supermercado. Uma renomada terapeuta me ensinou uma técnica bastante eficaz para me livrar deles. Sente-se numa poltrona confortável, num quarto fechado e silencioso. Tente imaginar um verdadeiro brejo em seu estômago, repleto de sapos. Através de movimentos respiratórios intensos, imagine-os saindo, um a um, através da respiração. A sensação é de fato muito boa, experimente!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quem não sofre de ansiedade?


Assim como muita gente, eu também sofro de ansiedade. Pesquisei, pesquisei e achei um texto bem bacana com dicas de como se livrar desse mal.

'A ansiedade é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito freqüentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer. Além dos medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem nos ajudar a controlar a ansiedade. É sobre elas que vamos falar.

1) A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Essa alternativa costuma funcionar dependendo da disposição da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar;

2) Pessoas com tendência a ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário. Para as que ficam estressadas com mais facilidade recomendo sessões de massagem e acupuntura regulares, além de ioga e meditação. Muitos pacientes com ansiedade se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais de Bach. A ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo. Este controle, que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação. Tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse. Além da ioga, outra alternativa de controle da ansiedade são as massagens. Se tiverem uma abordagem mais oriental, buscando o equilíbrio emocional, melhor;

3) Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor;

4) Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter. Uma vez avaliada a situação, devemos substituir os pensamentos sobre o evento temido, principalmente, os negativos por outros pensamentos. Sempre que um pensamento negativo se iniciar, devesse substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório;

5) Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada, para não ganhar peso. Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Existem ainda os chás. A maioria possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa a camomila e a valeriana.'
Por Adriana de Araújo - Psicologia

domingo, 4 de abril de 2010

De repente 17



Ela acordou assustada. Olhou-se no espelho e um grande sorriso surgiu em seu rosto. Afinal a experiência tinha dado certo e ela tinha agora novamente 17 anos.

Estava no terceiro colegial e estava novamente diante daquele impasse que tinha mudado sua vida. Desta vez faria diferente, tinha certeza disso. Seus pensamentos foram interrompidos com a voz suave de sua mãe a chamando para tomar café. Já estava atrasada para a escola. Que gostoso era morar com os pais. Ela tinha esquecido daquela sensação... Colocou o uniforme rapidamente, tomou apenas um copo de leite com Nescau e saiu correndo para a carona de seu pai até o colégio. Estava tudo do mesmo jeito, exceto por um leve desbotado.
Seu pai passou na casa da Cris e da Simone para pegá-las, como faziam todos os dias. A Cris era sua melhor amiga e tinha uma risada engraçada. A Simone era meio chatinha e se achava a garota mais inteligente e bonita da classe.
Já no colégio, seus olhos procuravam por ele. Afinal, tinha viajado no tempo para vê-lo de novo. Queria uma oportunidade de mudar aquela história. Sabia que tinha sido a causadora de tudo aquilo e agora tinha a chance de concertar.

O sinal tocou e entraram na sala de Física. A sala ficava no térreo, perto do pátio, quase em frente a quadra de vôlei. O professor entrou e ela lembrou imediatamente dele. O Sinval era um professor baixinho, barrigudo e com os cabelos grisalhos. Lecionava Física há muito tempo no colégio, tinha dado aulas para suas irmãs mais velhas, que também haviam estudado lá.
De repente, ele entrou na sala. Estava com cara de sono e tinha um jeitinho todo largado de andar. Sentou-se no fundo da sala e notou que ela o estava olhando. Abriu um sorriso que foi logo retribuído. Ele aproveitou que o professor estava de costas, caminhou até a porta e a convidou para sair. Ela rapidamente concordou e o acompanhou para fora da sala. De mãos dadas subiram a escada para o primeiro andar e se beijaram no corredor. Ela o abraçou forte como se fizesse 20 anos que não se viam.

Os anos se passaram novamente. Gostavam das mesmas coisas, do mar, de cachorro, de esportes radicais e de namorar.... Entraram juntos na faculdade e se casaram quando tinham 24 anos. Tiveram três filhas, um cachorro, três peixes e uma linda casa térrea, onde recebiam toda família para o famoso churrasco de domingo. Aos poucos aquele mundo desbotado passou a ter novamente as cores vivas e ela nunca contou para ninguém aquele sonho maluco que tinha tido, onde eles tinham se separado um dia.