domingo, 12 de abril de 2009

O que pode ser mais gostoso que ele?


Ufa! finalmente chegou ao fim... Quarenta dias sem comer chocolate... não foi nada fácil. Este ano comecei um dia antes e só Deus sabe o porque...rs. Mas o jejum sempre nos purifica a alma e sensação é muito boa e gratificante quando acaba. Estou escrevendo neste momento e saboreando um delicioso ovo de páscoa... hummmmmm

Mas por que será que o chocolate é tão gostoso, charmoso, glamuroso, saciador de vontades, calmante de ansiedades?
Segue abaixo uma breve pesquisa:
O chocolate foi descoberto pelos mexicanos e depois introduzido na Europa pelos espanhóis. Os astecas preparavam uma bebida amarga, chamada xocoatl, com grãos de cacau torrados, especiarias e mel. Para eles, o cacau, além de fazer parte dos seus rituais, era também oferecido para os soldados e em casamentos como símbolo de energia, pois era considerado um alimento afrodisíaco.
Depois, os jesuítas criaram o chocolate mais refinado, adicionando a essência de leite, que é o chocolate que conhecemos atualmente. Este produto era bastante “sofisticado” na aristocracia espanhola. A partir da exploração colonial, o cacau passou a ter valor econômico e funcionava como moeda. Com ele comprava-se escravos, comidas e serviços. A produção se expandiu por todo o império espanhol na América e passou a ser cultivado nas colônias portuguesas, holandesas e britânicas.
O chocolate chegou à Inglaterra. A igreja o considerava alimento, e os médicos diziam que o chocolate era mais nutritivo que a carne bovina e de carneiro. A popularidade do chocolate cresceu e sua versatilidade foi descoberta e levada a todos os lugares do mundo.
Em 1910, que finalmente, a barra de chocolate começou a ser vendida.
O chocolate é produzido do cacau, fruto do cacaueiro, originário da América do Sul e produzido em larga escala no Brasil. Uma árvore produz cerca de 30 frutos, cada um contendo aproximadamente 50 grãos, colhidos duas vezes por ano. Os grãos ou sementes são retirados dos frutos e cobertos com folhas de bananeira e fermentados por duas semanas. Os grãos são então colocados para secar ao sol, retirando assim a água e o gosto natural amargo; desenvolvendo seu sabor característico e aroma. Os grãos são limpos, assados e esmagados para produzir uma pasta chamada de pasta de cacau, massa de cacau ou licor de chocolate. Parte da massa de cacau é colocada sobre forte pressão para extrair a manteiga de cacau. A manteiga de cacau é utilizada em vários produtos inclusive em cosméticos. O restante é moído e peneirado para produzir o pó de cacau. Para fazer o chocolate é necessário adicionar manteiga de cacau, açúcar e aromatizante à massa de cacau. Os ingredientes são amassados juntos até formar uma mistura macia.
O consumo moderado de chocolate traz algumas vantagens nutricionais, mas o melhor mesmo é o prazer que ele proporciona. Nenhum alimento é tão apaixonante e tão prazeroso do que o chocolate. É realmente, o alimento dos deuses!

Nenhum comentário: