quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O último dia



Ufa, 2009 está acabando! Foi um ano bom? Eu acho que posso dizer que foi sim. Muitas realizações, novos acontecimentos, amor, grandes amizades novas e antigas grandes amizades... Muitos reencontros, muitas separações, muita saudade também.
Continuo gostando de zebras, de preto, de branco, do melhor champagne, de propaganda, de labradores amarelos, do mar e dos peixes.
Infelizmente não tirei férias e nem mergulhei este ano. Não vi minhas amigas tartarugas no fundo do mar, mas em compensação achei um peixinho adorável e ficamos amigos. Amigos? E 'BABEL' nos embalou.... difícil de esquecer.

Os dias foram passando e com eles houveram momentos de muita inspiração para escrever e também perda total da criatividade. Aliás, quem já passou por isso sabe o que quero dizer. Qual a causa? Será falta de amor? Pode ser... Eu fico inspirada quando estou apaixonada.

Por outro lado, proporcionalmente a falta de inspiração para escrever, houve criatividade aguçada no desenvolvimento de alguns trabalhos que trouxeram a tal realização.

Este ano voltei a cozinhar, a correr, a sorrir, a não me preocupar, a cuidar....

Feliz Ano Novo a todos! E especialmente para os homens de peixes desejo muitos beijos escorpianos em 2010!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Alice eu?

Já te chamaram de Alice? A mim sim... Na verdade era ou é meu apelido em certas ocasiões. Mas por que será que uma pessoa é apelidada de Alice? Será porque acredita no mundo das maravilhas? Onde as pessoas são honestas umas com as outras, sinceras, o amor é maior do que o ódio? Não existe traição nem falsas promessas? Acho que é devido a um otimismo exagerado e a confiança desmedida no chapeleiro maluco.

Na verdade, as vezes eu vejo o mundo mais cor de rosa que ele é. Costumo me divertir fazendo analogias da vida real com desenhos animados. Como uma mulher mandona no trabalho que me lembra a rainha de copas, de Alice, com o seu ‘cortem as cabeças, cortem as cabeças...’ . Ou a madrasta da branca de neve que se mostra boazinha até se casar com o pai dela e depois se revelar uma verdadeira ‘má-drasta’ – esta me lembra um pouco a namorada do meu ex ex ex.

E por falar em Alice, o novo filme, dirigido por Tim Burton, que estréia em março de 2010 promete. Se você ainda não sabe, eu te conto: Tim Burton, o mesmo diretor de Sweeney Todd, Edward Mãos de Tesoura e dos dois primeiros filmes do Batman, está filmando uma adaptação, bem ao seu estilo, de Alice no País das Maravilhas. Na trama, Alice (Mia Wasikowska), ao fugir de uma festa onde seria pedida em casamento, segue o Coelho Branco indo parar no País das Maravilhas, local que ela visitou dez anos antes mas não se lembrava.

Aos poucos as novidades do longa vão surgindo, para alegria, ou não, dos que a esperam. Depois de anunciar todo o elenco, as filmagens do longa já estão à todo vapor e foi divulgada a primeira imagem do Johnny Depp como o Chapeleiro Louco. Mas não estranhe o visual do personagem e nem se pergunte como aquele sujeito verde e maluco do desenho pode estar assim tão mudado.

A obra de Lewis Carroll é bem diferente da adaptação da Disney. A história original é muito mais sóbria que a animação. Além de Depp, o elenco conta ainda com Mia Wasikowska, que viverá Alice, Matt Lucas, Michael Sheen, Crispin Glover, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter.
Foto: Johnny Depp no filme Alice



Foto: Poster do filme com a nova versão da rainha de copas




sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Meu amor


Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não ha nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você
Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor, nem mais bonito
Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você
Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você
Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você
Mas como é grande o meu amor por você

Roberto Carlos (música inesquecível que minha filha cantou pra mim no dia das mães)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

LAMARCA


O que sabemos sobre a ditadura militar ou sobre quem viveu naquela época? Acho que muito pouco. Deve ser horrível não poder falar o que pensa, ou pior, não ter direito a informação.

Lembro vagamente que meu pai era contra o regime militar. Nos dias de hoje, seria como um centro esquerda. Eu era bem pequena mas todos sabíamos que seus comentários sobre política, durante as refeições, eram proibidos de serem repetidos fora de casa.

Talvez pelo grau de parentesco e meu sobrenome, o regime militar sempre esteve em pauta na minha vida. Não demora muito e a pergunta é eminente: ‘Você é parente do capitão?’ De qualquer forma acho que prefiro ser uma 'Lamarca', do que ter o sobrenome de algum torturador cruel da ditadura.

Tinha vinte e poucos anos quando assisti o filme Lamarca, estrelado por Paulo Betti. O filme foi baseado na biografia Lamarca: o capitão da guerrilha, escrita por Emiliano José e Oldack Miranda, em 1980. Os biógrafos do capitão Lamarca realizaram sua pesquisa por meio de depoimentos, reportagens dos periódicos Pasquim, Em Tempo e Coorjornal, além da utilização dos relatórios do Exército.

O filme conta a história do capitão Carlos Lamarca, que deserta em finais da década de 1960 e ingressa no movimento de luta armada contra a ditadura no Brasil. A película se concentra no personagem Lamarca, enfocando sua brilhante trajetória como oficial do Exército brasileiro que, já em seu processo de formação, havia-se deparado com idéias socialistas, por meio de panfletos do Partido Comunista na Escola de Oficiais. Porém, o momento mais marcante foi o da sua tomada de consciência, representado no filme, com sua ida ao Canal de Suez, integrando uma força de paz. Lá, ele se depara com a miséria dos beduínos no deserto e chega a questionar se realmente estava lutando do lado certo: "sempre quis ser soldado e nunca deixaria de ser, mas mudaria de exército, se o nosso passasse para o lado dos exploradores". Senti nesse momento talvez a mesma revolta e indignação e pensei, por alguns instantes, que se eu vivesse naquela época, talvez não tivesse feito escolha diferente.

Outro momento marcante foi o convite que ele recebeu para o exílio, como muitos dos artistas e políticoso que, atualmente, usam o fato como adjetivo. Lembro da época que houve um movimento de luta pela anistia de quem estava longe. Os exilados voltaram para casa como heróis de guerra. Mas para Lamarca, o convite ao exílio era uma deserção. Era fuga, abandono à luta pela justiça e liberdade do povo, uma traição ao que acreditava e a todos os que haviam sido torturados e mortos.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Vida louca, vida breve...


A VIDA
Eu recebi uma vida
Vida para ser vivida
Vida para ser sofrida
Vida que eu não cnsigo contar
Contar o quê?
Contar para quê?
A vida não se repete
A vida é sempre uma prova
Tudo em torno se renova
Cada qual tem seu viver
Onde está a minha vida
Que eu não consigo encontrar?
Está no ontem?
Está no hoje?
Em que lugar estará?
Onde estará a minha vida
Em que lugar escondida
Até quando eu próprio não saberei?

Vinícius de Moraes

domingo, 20 de dezembro de 2009

Amor, amor e amor...


NÃO DEIXE O AMOR PASSAR

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
 
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

Carlos Drummond de Andrade

sábado, 19 de dezembro de 2009

Cadê o peixinho que tava aqui? O gato comeu...


Segundo Linda Goodman, nome de extraordinário prestígio na astrologia e na metafísica, NÃO HÁ CRIATURAS MAIS PREDESTINADAS DO QUE PEIXES E ESCORPIÃO... A profundidade de Peixes faz com que o escorpiano se embriague num mar de amor e de sentimento, sem nenhuma resistência. O pisciano tem um jeito muito especial de encarar a vida: para ele, cada ação tem um reflexo profundo pelo Universo, e esse aspecto faz com que o escorpiano se apaixone perdidamente pelo seu parceiro. A fluidez de sentimentos entre os dois é muito intensa, juntos mergulharão num mar de sentimento sem fim. Podem chegar até a fundir suas vidas e emoções.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

'Diamonds are a girl’s best friend'


Os diamantes são os melhores amigos das mulheres, assim diz a música que Marilyn Monroe cantou no filme Os Homens Preferem as Loiras, de 1953. Mas será mesmo?
Acredito que são bem mais do que nossos ‘best friends’. Afinal, qual mulher não gostaria de ganhar um diamante de presente? O que mais pode simbolizar com tanta perfeição o amor eterno de um homem? Além de deixá-la linda e suas colegas morrendo de inveja?
Segue abaixo um pouco mais sobre o nosso ‘melhor amigo’:
‘Cobiçado, não só por mulheres, mas também por poderosos reis, marajás, detentores de grandes fortunas os diamantes não são somente símbolo de amor eterno, são também o significado de poder, sucesso e riqueza, representando também luxo, brilho e resistência.. A palavra diamante vem do grego "adamas", que significa invencível, inconquistável e "diaphanes", que significa transparente Não podem ser riscados por outras gemas, porém podem riscar outras facilmente. O diamante é tão resistente que somente um diamante corta outro diamante.Sua resistência é tamanha que apenas 20% dos diamantes são utilizados para joalheria. O restante é aproveitado na área industrial, utilizado nos equipamentos de perfuração de petróleo e para o corte de vidro como exemplo’.

Há também uma crença romântica dos antigos gregos, que diz que a ponta das flechas do cupido eram feitas de diamante. Será?
Afinal, diamantes e o amor eterno, quem não quer?

Um raro diamante azul, de 31,06 quilates, chamado de Wittelsbach-Graff, será exposto no museu de história natural de Washington, pela primeira vez em 50 anos, informou a própria instituição. "O diamante Wittelsbach-Graff é um objeto intrigante e lendário, e, certamente, uma das mais maravilhosas pedras preciosas do mundo", disse Jeffrey Post, curador da coleção de gemas do museu.
Em 1664, quando o diamante foi presenteado pelo Rei Felipe IV da Espanha a sua filha, a infanta Margarida Teresa, pouco antes de seu casamento com o imperador Leopoldo I, da Áustria. A pedra ficará exposta de 28 de janeiro a 1º de agosto de 2010.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Metamorfose ambulante...

Metamorfoses me lembram borboletas e suas lagartas. Nesse aspecto, a mudança é o melhor que poderia acontecer na vida de uma lagarta, não é mesmo?

Como todo ano, próximo ao meu aniversário, encomendo meu mapa astral para o próximo período. Este ano estive tão atarefada que mal consegui terminar os livros que estou lendo ou postar meus textos aqui. Consegui agendar a leitura do mapa para quase dois meses depois da data correta.

Para minha surpresa se confirmou a inquietação que venho sentindo nos últimos tempos. É Hora de mudança! ‘Mudança em que meu Deus... tá tudo tão bom!’ Pensei num primeiro momento. Mas é fato que tenho tido uma certa vontade de mudar... o marasmo e a mesmice acabam comigo. Meu lado mais forte e escorpiano, está com sede por mudança! Talvez deva começar mudando o corte de cabelo, o mobiliário da casa, mudar a academia por uma equipe de corrida de rua... Who knows?

Segundo a astróloga, é uma mudança bastante importante e que só acontece uma vez na vida de uma pessoa. Há pessoas que passam a vida inteira sem ter o privilégio dessa característica planetária.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O casamento do meu melhor amigo

Nós nos conhecemos numa paquera. No dia seguinte, ele me mandou tulipas vermelhas com um convite para jantar. A partir daí, nunca mais nos separamos... Não como namorados, pois a paquera foi enfraquecida pela grande amizade que se formou. Compartilhávamos nossos sabores e dissabores da vida com trabalho, filhos, namorados e nossa vida de solteiro. Íamos ao cinema quase toda semana juntos (ou pelo menos tínhamos a vontade de ir ao cinema juntos quase toda semana). As vezes seus convites tinham segundas intenções sim, ambos sabíamos. Mas nossas risadas e confidências sempre nos tomavam mais tempo.

Eu cheguei a apresentá-lo para amigas e ele fez o mesmo com seus amigos. Acho que fazíamos a propaganda um do outro com o coração, e as outras pessoas não conseguiam nos ver com os mesmos ‘nossos olhos’.

As vezes nos afastávamos um pouco um do outro e quando isso acontecia já sabíamos que deveria ter ‘um novo alguém ’ocupando o 'nosso tempo'. Sabíamos também que o tal ‘alguém’ não iria durar, pois nossos namoros nunca duravam muito. E a amizade voltava a todo vapor recheada de boas risadas sobre os infortúnios sentimentais que passávamos.

Um certo dia ele me disse, pela enésima vez, que estava apaixonado. A princípio eu o encorajei e quis saber mais sobre a pretendente, como sempre fazia. Gostava de checar se ‘a tal’ estava a altura do meu melhor amigo. Porém desta vez foi diferente. Ele disse que tinha ficado maluco, que ela era a mulher da vida dele, e que ia pedi-la em casamento.

Por um segundo fiquei feliz por ele, abri um grande sorriso! Mas, minutos depois, senti um aperto no coração, um sentimento misturado de ciúmes e perda, algo muito difícil para relatar. Lembrei imediatamente de um filme que eu havia assistido uns anos atrás com a Julia Roberts, e que no final, o amigo dela realmente se casa com a mulher da vida dele, que obviamente não era ela...

Fe, desejo a você toda a felicidade do mundo! Com quem quer que seja merecedora do seu amor...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Chique

‘O que é chique não é choque
O que é choque não é cheque
O que é cheque não é chique’

Regina Guerreiro

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tudo novo de novo?

Foto: Algum lugar na Mooca

Sim, era uma noite quente de verão e eles há algum tempo não se viam. Já tinham rompido algumas vezes mas algo lhe dizia para não perdê-la de vista. Como sempre, respirava fundo e a convencia a perdoá-lo.

Falavam e riam contando algumas histórias vividas quando, de repente , se depararam em uma das cenas mais românticas já vistas. Eles eram os personagens do filme A Dama e o Vagabundo, num lugar despretensiosamente romântico , com a mesma música de violino e acordeon, tocados especialmente para eles...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Que tal um mergulho?

Mergulhadora nada com baleias-brancas no noroeste da Rússia


Um amigo meu sempre sempre fala sobre 'tchibuns' interessantes para se dar... (rs). Acho que esse da Julia ganha de todos..... (incrível)
'Sem tanque de ar, a mergulhadora russa Julia Petrik nada em águas geladas ao lado de baleias-brancas.
No noroeste da Rússia, ela perfura a camada de gelo em quase meio metro e interage com os animais em águas de até -2ºC.
Acima do gelo, as temperaturas chegam a -15ºC.
Ela consegue prender a respiração por mais de dois minutos e pega carona junto às baleias.
A nadadora de 38 anos diz que precisa se manter em forma para conseguir nadar ao lado dos animais.
Ela é considerada uma das melhores praticantes de mergulho livre na Rússia, uma modalidade de mergulho sem o uso de tanques de ar.'